sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Carta Aberta à Presidenta Dilma Rousseff





V. Ex.ª


Eu, Helena Antunes Rezende Estephá, socióloga, portadora de câncer de mama, mastectomizada e em tratamento quimioterápico, venho por meio desta, pedir, em nome de milhões de mulheres brasileiras, que V. Ex.ª reveja a portaria de nº 1.253, de 12 de novembro de 2013, do Ministério da Saúde, que restringe o repasse de verbas da União aos municípios a mamografias em pacientes na faixa etária de 50 a 69 anos. A medida contraria a Lei 11.664/08, em vigor desde 29 de abril de 2009, segundo a qual todas as mulheres têm direito à mamografia a partir dos 40 anos.

Presidenta, sou militante há mais de 30 anos nos movimentos sociais organizados, militei na questão fundiária e ajudei a criar a Secretaria Agrária do PDT nos bons tempos de Leonel Brizola, partido que  V. Ex.ª também ajudou a construir e organizar. Atualmente participo ativamente na causa da saúde pública para as nossas mulheres rurais e tento com o meu trabalho de formiguinha, ajudar a diminuir as desigualdades de gênero no nosso país.  Fiz parte por mais de 10 anos do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher - CEDIM-RJ e estando naquele Conselho, debatia a questão dos pesticidas que estão interferindo na saúde das nossas mulheres rurais.

Atualmente sem partido, mas com o compromisso de defender os Programas dos Governos Lula e Dilma, atuando exaustivamente nas campanhas presidenciais de ambos e não apenas dando o meu voto, como também defendendo os Programas do Vosso Governo, venho humildemente pedir, que V.Exª, não só como Presidenta do meu país, mas também como mulher, militante, com uma bela história de vida e atuante nas questões de gênero, tendo chegado à Presidência do nosso país como a primeira mulher a ocupar tão nobre posição, com o compromisso de levar saúde pública de qualidade às mulheres carentes, tenha a sensibilidade que nós esperamos de V. Ex.ª intercedendo imediatamente para que tal portaria se torne sem efeito, pois a mesma só causará danos maiores às mulheres tão sacrificadas do Brasil. 


Atenciosamente,


Helena Antunes Rezende Estephá



3 comentários:

  1. CONCORDO PLENAMENTE COM TUDO O Q VC EXPRESA NA SUA CARTA ABERTA E GOSTARIA DE PODER PARTICIPAR MAIS ATIVAMENTE DA SUA LUTA CONTRA ESSE FLAGELO Q ATACA A TANT@S! SÍ, ASÍ..TANT@S PQ OS HOMENS TB SOFREM DESTA DOENÇA! BRAVO HELENA!

    ResponderExcluir
  2. Muchas gracias por tu apoyo Evangelina, estamos en la misma lucha y eres mas una guerrera en la causa. bs.

    ResponderExcluir
  3. “A Portaria 1.253 não restringe o acesso à mamografia no Sistema Único de Saúde. As mulheres têm acesso ao exame preventivo no SUS e o Ministério da Saúde vai continuar assegurando o financiamento desses procedimentos, independentemente da idade”, reforça o secretário da Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães.

    A faixa etária de 50 a 69 anos é definida como prioritária para a realização do exame preventivo pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e seguida pelo Ministério da Saúde diante da maior incidência da doença e a definição tem por base estudos que apontam para a maior eficácia na prevenção do câncer de mama na faixa estaria preconizada. O Ministério da Saúde também recomenda que os médicos solicitem o exame da mamografia às pacientes - independentemente da idade - que tenham histórico da doença na família, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau (mães e irmãs) tiveram a câncer de mama antes dos 50 anos. Nestes casos, a orientação é que as mulheres façam o acompanhamento médico a partir dos 35 anos para que o profissional avalie, junto com a paciente, os exames e os procedimentos que deverão ser feitos.

    ResponderExcluir